Tutorial BPMN: Linhas, conectando os elementos.

Inicio - Aprenda Bpmn - Linhas

Linhas - conectando elementos

Tarefas, eventos e outros objetos dentro de um diagrama são executadas em uma determinada sequência.

Devemos conectar estes objetos através de linhas de fluxo de sequência, indicadas por uma linha sólida com uma seta ao final, que serve para demonstrar o sentido em que o processo caminha.

BPMN, objeto linha fluxo de sequência

As linhas de fluxo de sequência nunca devem cruzar o limite de uma piscina, mas podem ir de uma raia para a outra de uma mesma piscina.

Existe também outro tipo de linha, chamada de fluxo de mensagem, que é usada para demonstrar uma comunicação entre dois objetos pertencentes a diferentes piscinas.

Estas linhas são tracejadas e também possuem uma seta indicando o sentido da troca de mensagem, sendo que, ao contrário das linhas de fluxo de sequência, nunca devemos usá-las dentro da mesma piscina.

BPMN, objeto linha fluxo de mensagem

Por fim, existe a linha de associação, que serve para indicar uma relação entre dois objetos, mas que não indica um fluxo entre os mesmos.

Um exemplo de seu uso seria para associar uma tarefa e um objeto de dados, indicando que a tarefa recebe e/ou produz alguma informação, que fica armazenada no referido objeto (para mais em objetos de dados, veja artefatos).

BPMN, objeto associação

Vídeos relacionados

Com respeito ao conteúdo desta página, sugerimos que você veja o vídeo abaixo.

Links úteis

Meu canal no Youtube com videos explicativos.

BPMN - Site oficial

BPMN Examples, Patterns and Best Practises | camunda BPM